O que faz um Perito Grafotécnico?
Perito Grafotécnico é o especialista técnico que com sensatez mensura e indica a autenticidade de uma assinatura e ou grafia (representação escrita de uma palavra; escrita, transcrição) por pessoa em diversos documentos. O Perito Grafotécnico indica divergências referentes à escrita caracterizada por consequente fraude ou adulteração mediante falsificação de assinatura.
Por comparação se faz a Perícia Grafotécnica denominada peça questionada (escrita analisada) e a escrita válida (autêntica) da parte contrária que será apurada.
A assinatura do indivíduo é igualmente imprescindível quanto à digital, o Perito Grafotécnico reconhece as semelhanças na escrita pelos elementos da grafotécnica existentes nas peças de exame e padrões de grafia.
O conhecimento técnico do profissional em Perícias Grafotécnica / Grafoscópicos indica a discrepância e demonstra a solução conclusiva em documentos com base em peça de exame.
Perito Grafotécnico constitui um ofício no meio judicial com perícias judiciais e extrajudiciais (particular); há várias maneiras de detectar a forma escrita, porém cientificamente a partir dos estímulos cerebrais define a forma escrita de cada ser humano por intensidade, traços, falhas dentre outros sinais da grafia.
Assim o Perito Grafotécnico detecta pelos métodos como: o ângulo de ataque, calibre, evolução gráfica dentre outros as diferentes coordenações motoras envida pelo cérebro; mesmo quando uma pessoa imita a assinatura da outra não obtém a grafia igual pelo motivo de cada ser humano possuir escrita única.
Há necessidade de Perícia Grafotécnica em adulteração de documentos, falsificação de assinaturas e em diversos tipos de títulos (escrituras) e fatos onde houver conveniência em apurar a autenticidade de uma escrita em documento. Cabe ao Perito Grafotécnico certificar a quem faz parte a grafia empregada no documento apresentado e com laudo pericial provar a diferença das duas letras se partiram do mesmo punho ou não.