Perícia grafotécnica procedimento
Todo profissional pode fazer perícias grafoscopicas; grafoscopia, grafotécnica, documentoscopia, pois não há um curso específico nesta área. Este profissional com capacitação em grafoscopia aprovada e regulamentada pelos órgãos de acordo com o setor. Em perícia judicial sim o perito deve ter curso superior na área requisitada.
O perito avalia assinatura de documentos manuscritos para saber se realmente são autênticos ou se sofrem algum tipo de alteração, o objetivo é confirmar ou descartar a autoria de uma assinatura. São feitas análises da documentação que precisa ser testada e comparada com vários tipos de peças para ser avaliada nesse método.
Norma de procedimento documentos gráficos a serem periciados manuscritos, impressos e mistos, exame de documentos e de padrões de confronto, no qual a análise comparativa baseia-se em exames individuais ou em conjuntos de todos os documentos periciados para detectar se há divergências ou convergências gráficas.
Consta também nesta norma de documentos provenientes de cópias que possuem apenas registros gráficos de impressão (mesmo que demonstre grafismo) pode determinar com certeza a origem do equipamento que produziu tais impressões. Porém outras manifestações em relação às cópias só podem ser apresentadas com reservas devido à complexidade de cada documento.